Notícias

Concurso TJ AL Cartórios 2018 abre 199 vagas

As oportunidades são para provimento e remoção

Saiu o edital! O Tribunal de Justiça de Alagoas publicou no Diário de Justiça, o edital de concurso de cartórios extrajudiciais (Concurso TJ AL Cartórios 2018). De acordo com o documento de abertura, são 199 vagas distribuídas entre as funções de tabeliães, notários e registradores. As oportunidades são para todo o Estado.

concurso de Cartórios do TJ/AL 2018será realizado sob a responsabilidade da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa – FUNDEPES; e, no que concerne à realização das fases de Prova Objetiva, Prova Discursiva e Técnica, Prova Oral e Prova de Títulos, pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, por meio do Núcleo Executivo de Processos Seletivos – COPEVE/UFAL.

Além disso, cabe ao Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas a fase de Investigação de Vida Funcional e Pessoal, Exames de Saúde Física, Mental e Aptidão Psicológica e convocação dos candidatos aprovados, a avaliação dos requisitos básicos e a outorga de delegações dos candidatos aprovados.

Do quantitativo de vagas oferecidas, 20% serão reservadas as pessoas com deficiência.

Concurso anterior

Os candidatos que se inscreveram no período de 23 de abril de 2014 a 22 de maio de 2014; e de 7 de novembro 2014 a 8 de dezembro de 2014, já estão automaticamente inscritos no novo concurso. Caso não haja mais interesse em participar deste certame, o candidato deverá solicitar a devolução da taxa de inscrição seguindo os procedimentos presentes no edital, até o dia 9 de fevereiro.

Requisitos Concurso TJ AL Cartórios 2018

Para provimento da outorga de delegações, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos: a) nacionalidade brasileira; b) idade mínima de 18 (dezoito) anos; c) pleno exercício dos direitos civis e políticos e quitação das obrigações eleitorais e militares; d) ausência de condenação em processo judicial por crime doloso nos últimos 5 (cinco) anos; e) bacharelado em Direito ou, até a data da primeira publicação do Edital do Concurso, 10 (dez) anos de exercício em atividade notarial ou de registro, f) conduta digna para o exercício da atividade delegada.

Já para remoção da outorga de delegações, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos básicos: a) pleno exercício dos direitos civis e políticos e quitação das obrigações eleitorais e militares; b) exercício de delegação em serviço notarial ou registral por mais de 2 (dois) anos, até a data da primeira publicação do Edital do Concurso; c) regularidade dos serviços em sua serventia nos últimos 2 (dois) anos; d) ausência de condenação em processo judicial por crime doloso nos últimos 5 (cinco) anos; e) conduta digna para o exercício da atividade delegada.

Lembrando que a participação no Concurso de Remoção é exclusiva para aqueles que já estiverem exercendo a titularidade de outra delegação, de notas ou de registro, em qualquer localidade no Estado de Alagoas, por mais de dois anos, na forma do artigo 17 da Lei Federal nº 8.935/94, na data da publicação do primeiro edital de abertura deste concurso.

Comissão do Concurso TJ AL Cartórios 2018

A comissão do concurso dos cartórios é presidida pelo desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo. Além disso, a comissão conta com os seguintes representantes:

Inscrição Concurso TJ AL Cartórios 2018

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever no site da COPEVE até as 23 horas e 59 minutos do dia 11 de março de 2018. A taxa de inscrição é de R$ 200,00.

Etapas e Provas do Concurso TJ AL Cartórios 2018

O Concurso Público de Cartórios do TJ/AL será realizado em quatro fases distintas e sucessivas:

I. Fase Eliminatória e preliminar: a) Prova Objetiva (Maceió/AL).

II. Fase Eliminatória e classificatória: a) Prova Discursiva e Técnica; b) Prova Oral.

III. Fase Classificatória: a) Prova de Títulos.

IV. Fase Eliminatória: a) Investigação de Vida Funcional e Pessoal; b) Exame de Saúde Física, Mental e Aptidão Psicológica.

A prova objetiva, primeira etapa da seleção, está prevista para o dia 6 de maio. Em seguida, o concurso terá a prova discursiva (3 de junho), prova oral (23 a 27 de julho) e a entrega dos documentos para a prova de títulos (23 a 24 de agosto). O relatório com as médias finais será divulgado no dia 28 de setembro de 2018 no site da organizadora.

Sobre a prova objetiva

A Prova Objetiva, de caráter apenas eliminatório, será constituída por um caderno contendo 100 (cem) questões. As questões serão de múltipla escolha, com 5 (cinco) opções de resposta cada, havendo apenas 1 (uma) correta, e versarão sobre as seguintes disciplinas:

a) Registros Públicos;

b) Direito Constitucional;

c) Direito Administrativo;

d) Direito Tributário;

e) Direito Civil;

f) Direito Processual Civil;

g) Direito Penal;

h) Direito Processual Penal;

i) Direito Comercial/Empresarial; e

j) Conhecimentos Gerais.

Fonte:https://noticiasconcursos.com.br/concurso-tj-al-cartorios-2018/