Professores Professores


André Luiz Bäuml Tesser - Direito Processual Civil

Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1999). Atualmente é professor assistente do Instituto de Desenvolvimento Tuiuti e professor do corpo docente efetivo do Centro de Estudos Jurídicos do Paraná – Curso Prof. Luiz Carlos. Atua principalmente nas áreas de Direito Processual Civil, Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Está cursando o mestrado em Direito do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Claudia Beeck Moreira de Souza – Direito Constitucional

Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é especialista em Direito Processual Civil pelo Instituto Romeu Felipe Bacellar. Atua como professora de Direito Constitucional nas Faculdades do Brasil-UniBrasil e como coordenadora do Grupo de Estudos Mirante Constitucional desde abril de 2014. Advogada militante em Curitiba.

Des. Cláudio Brandão de Oliveira

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1986) e Mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (2003). Atualmente é professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, professor do departamento de direito público da Universidade Federal Fluminense, expositor da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, membro do Fórum Permamente de Direito Constitucional da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Cleógenes Santos de Moura Rizzo - Código de Normas Alagoas

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Maceió – FADIMA, curso no momento especialização em Direito Notarial e Registral com habilitação para o magistério. Advogou nas áreas Trabalhistas e Cíveis, além de Contrato de trabalho na Usina Santo Antônio e Colégio de Santa Teresinha. Exerceu cargo comissionado na Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas como assessor dos procuradores; atuou como servidor efetivo no Poder Judiciário de Alagoas no cargo de escrivão; coordenou equipe de assessores dos Juízes Auxiliares da CGJ/AL e a gestão no setor de Serventias Extrajudicais, atuando como responsável pelo grupo  de estudos sobre a elaboração do novo Código de Normas da CGJ.

Cristiano Dionisio – Direito  Civil – Coisas

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001) e mestre em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004). Foi professor de disciplinas da área de Propeudêtica na Faculdade Educacional de Araucária - PR, no período de 2005 a 2008, instituição na qual também desenvolveu atividades como coordenador adjunto do Curso de Direito no ano de 2008. É professor de Direito Civil na Faculdade Dom Bosco, Curitiba - PR, desde 2005, instituição na qual exerceu a atividade de coordenador de Extensão e Atividades Complementares a partir do 1º semestre de 2009 até 2º semestre de 2010. Na mesma instituição, exerceu a função de coordenador adjunto do Curso de Direito do 1º semestre de 2011 ao 1º semestre de 2012. Colaborou, ainda, na qualidade de coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA - Faculdade Dom Bosco para o ano de 2011. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Filosofia do Direito. Como advogado integrou de 2002 a 2006 o Jurídico Corporativo da Rede Paranaense de Comunicação - RPC, atual GRPCom. Atua como advogado militante, sócio do escritório Macedo&Dionísio - Advogados Associados.

Cristina Nyland - Registros Públicos

Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos-RS. Especialista em Direito Civil. Pós-graduada em Processo Civil pela Unicenp. Servidora notarial desde 1989 e professora de Direito Notarial. Professora de Direito Imobiliário (aulas ministradas pela Uninter – PUC – e Camões e FAE – Universidade Tecnológica do Paraná). Autora do Livro: “Tabelionato de Notas”. Autora de publicações de matérias para revistas e jornais do ramo.

Daniel Ribeiro Surdi de Avelar - Direito Processual Criminal e teoria de banca prova oral

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (1999). Mestre em Direito. Atualmente é professor assistente da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e da Escola da Magistratura do Paraná (Emap).

Décio Franco David - Direito Penal e Direito Processual Penal

Doutorando em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Linha de Pesquisa: Função Política do Direito (início em 2016). Mestre em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (2016). Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Linha de Pesquisa: Função Política do Direito (2014). Pós-graduado em Gestão de Direito Empresarial pela FAE Centro Universitário (2009). Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008). Professor Professor Substituto de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor de Direito Penal da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP) (em licença sem vencimentos). Professor de diversos cursos de Pós-graduação (lato sensu) em Direito Penal e Processual Penal . Membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Ciências Criminais (RBCCRIM). Membro do Conselho Editorial da Revista Liberdades do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro do Conselho Editorial do Boletim do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Diretor Executivo Adjunto do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico (IBDPE). Advogado.

Elizabeth Bezerra Lopes Murakami – Direito Civil – Parte Geral

Graduação em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná, especialista em Direito Civil e Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, processo Pedagógico no Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua na área jurídica, em especial em Direito Administrativo, entre julho de 2009 e dezembro de 2011 como procuradora Geral do Município de Campo Magro; de janeiro de 2004 até julho de 2009  como assessora jurídica na Procuradoria Geral da Prefeitura de Pinhais. Possui experiência na elaboração de palestras e cursos no âmbito da Administração Pública. Docente na FAE Centro Universitário, desde 2008, nos cursos de Direito, Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Negócios Internacionais, nas disciplinas: Instituições de Direito, Legislação Societária, Direito Empresarial, Processo Civil, Legislação Trabalhista, Direito Civil, parte geral, obrigações, sucessões e Família.

Eron Freire dos Santos - Direito Administrativo

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atua como procurador do Estado do Paraná e professor de Direito Administrativo e Constitucional em cursos preparatórios para concurso público.


Fernando Cândido da Silva - RCPJ/RTD

Mestre em Direito Político e Econômico , especialista em Direito Comercial pela Universidade Mackenzie. Atualmente, é professor em diversos cursos preparatórios para concursos de Notários e Registradores, professor convidado da Universidade Mackenzie nas especializações em Direito Societário, Bancário e Empresarial. Atua desde 1994 na área de Direito Registral, com ênfase em Direito Societário. Em 2009, aprovado nos concursos de Notas e Registro dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, tornou-se tabelião e registrador. Autor dos livros "Sociedade Simples: da Natureza Jurídica ao Tipo Societário" e "Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas".

Glauka Cristina Archangelo da Silva – Direito Civil – Familia

Mestre em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Jacarezinho, pós-graduada em Processo Civil pelas Faculdades Integradas de Ourinhos/SP e graduada em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (1998).

Hellen Macieira da Silva - Registro de Imóveis

Bacharel em Direito pela Universidade de Itaúna e especialista em Direito Notarial e Registral pelo Instituto Brasileiro de Estudos em parceria com a Faculdade Arthur Thomas. Possui experiência na área de registral imobiliária como oficial substituta no Serviço Registral de Imóveis da Comarca de Mateus Leme/MG. Consultora na área de Direito Imobiliário em serventias registrais e é professora em diversos cursos preparatórios para concursos de Notários e Registradores sobre Direito Imobiliário e sua prática no registro de imóveis.

Jefferson Grey Sant’Anna - Direito Privado

Advogado. Pós-graduado em Direito pela Escola da Magistratura do Estado do Paraná. MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas. Professor de cursos preparatórios. Professor de Direito do Trabalho e Direito Civil da Universidade Tuiuti do Paraná e da Escola Superior de Advocacia da OAB-PR.

João Paulo Machado – Tabelionato de Notas

Escrevente substituto de Registro de Imóveis. Especialista em Direito Notarial e Registral pela Faculdade AVM Integrada (2014). Graduado em Direito pela Fundação Universidade de Itaúna (2012). Ministra aulas, profere palestras e presta consultoria e assessoria para serviços extrajudiciais.

João Pedro Ribeiro Sampaio de Arruda Camara -

Graduado em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal - AEUDF (1996) e pós-graduado em Direito Registral Imobiliário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). É professor de Direito Registral e Notarial, com ênfase em registro de imóveis, ministrando aulas em cursos de pós-graduação, preparatórios para concursos, extensão e atualização em diversas instituições de ensino desde 2006. Palestrante em congressos, seminários e eventos no Brasil e no exterior. Atuou na advocacia pública e privada de 1997 a 2002. Foi advogado da empresa pública Companhia Imobiliária de Brasília – Terracap. Foi auxiliar registral, escrevente e oficial substituto do 1º Ofício de Registro de Imóveis do Distrito Federal, de 2002 a 2017. Atualmente é oficial titular do Ofício de Registro Civil com funções notariais do Distrito Judiciário do Banco da Vitória – Ilhéus/BA

Jordão Violin – Direito Processual Civil

Mestre em Direito Processual Civil e bacharel em Direito pela UFPR. Atua como professor dos cursos de graduação e pós-graduação da PUC-PR. Autor dos livros "Protagonismo judiciário e processo coletivo estrutural" (2013) e "Ação coletiva passiva: fundamentos e perfis" (2008, edição esgotada), ambos publicados pela Editora JusPodivm.

Lucas Hayne Dantas Barreto – Código de Normas BA

Procurador Federal e mestre em Direito Público pela UFBA, professor de Direito Administrativo da Faculdade Ruy Barbosa/Salvador. Especialista em Direito do Estado. Autor de diversos artigos científicos e um livro. Laureado no curso de Direito da UFBA.

Luciana de Campos Cheres - Direito Civil - obrigações

Advogada formada pela Universidade Tuiuti do Paraná e professora licenciada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós-graduada pelo Centro Universitário Curitiba. Advogada militante da área cível e tributária.

Luiz Carlos Weizenmann – Tabelionato de Notas

Tabelião, especialista em Direito Notarial e Registral, professor, presidente do Colégio Notarial do Brasil - Secção Rio Grande do Sul, vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal e autor de artigos científicos e livros em conjunto.


Magno Luiz Barboza – Tabelionato de Protesto

Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP; mestre em Direito das Relações Econômico-Empresariais pela Universidade de Franca (Unifran); especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Federal de Uberlândia. Advogado atuante nas áreas de Direito Notarial e Registral, Civil, Empresarial e Trabalhista; professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); advogado responsável pelo Departamento Jurídico do Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil - Seção Minas Gerais (IEPTB/MG); coordenador do Departamento Jurídico do Tabelionato de Protesto de Uberlândia/MG. Autor em conjunto com Eversio Donizete de Oliveira do Livro Manual Prático do Protesto Extrajudicial.

Marcelo da Costa Soares – Código de Normas PB

Bacharel em Direito e mestre em Direito Empresarial. Atua como professor de matérias em cursos de Direito na Escola Superior de Advocacia da OAB-PR, na pós-graduação Notável Em Registros Públicos, no Portal Concursos para cartórios, no curso de pós-graduação no Instituto Ibest de Pós-Graduação de Registros Públicos, no curso pós-graduação e atualização de Registros Públicos do Instituto Inoreg e orientador no desenvolvimento em projetos de conclusão de cursos de pós-graduação e graduação. Atuante com ampla experiência jurídica, é advogado do Instituto dos Praças do Exército de Pernambuco, da Gazeta Mercantil e do Jornal do Brasil.

Márcia Fidelis Lima - Registro Civil de Pessoas Naturais

Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais, especialista em Direito Notarial e Registral, bacharel em Direito pela Universidade Fumec, docente em Cursos Especializados e de Pós-Graduação na área do Direito Notarial e Registral e atua como palestrante em encontros e seminaries. A professor de RCPN é ex-vice presidente fundadora do Colégio Registral de Minas Gerais, e é membro do IBDFAM e do Instituto Proteger – Porto Alegre – RS. Registro Civil das Pessoas Naturais.

Mario Augusto Batista de Souza – Direito Empresarial e Direito Tributário

Mestre em Organizações e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (2008). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2003) e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atua como advogado e como professor da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Direito Empresarial.


Osvaldo Canela Junior – Código de Normas PR

Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), possui graduação em direito pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professor da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), da Escola da Magistratura do Trabalho do Paraná (EMATRA), do curso de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná. Atua como juiz de Direito.

Paulo Anselmo Vieira Alves – Código de Normas SE

Formado em Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT), escrivão, especialista em Direito Notarial e Registral pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), assessor Administrativo da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Sergipe, atuando na Assessoria Extrajudicial.

Paulo Cipriano Coen – Direito Processual Penal

Advogado e médico. Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Complexo de Ensino Superior do Brasil (UniBrasil). Atividades no Magistério: em pós-graduação na Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná (Fempar); em graduação é professor do curso de Direito nas Disciplinas de Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia e Medicina Legal no Complexo de Ensino Superior do Brasil (UniBrasil). Membro do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (Consepe) e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil). Professor de Direito Processual Penal Notável Concursos Curitiba e de Direito Penal e Medicina Legal no Supremo Concursos, em Belo Horizonte/MG. Advogado com atuação na área criminal em Curitiba-PR. Advogado do Detran/PR. Presidente da Associação dos Advogados do Detran/PR. Na área médica possui pós-graduação em Cardiologia, Medicina do Trabalho e Especialização em Patologia.

Paulo José Zanellato Filho - Tributário e Empresarial / Constitucional e Administrativo

Advogado e Consultor na Área de Direito Tributário e Aduaneiro. Professor junto a Universidade Tuiuti do Paraná - UTP. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Pós-Graduado em Direito e Processo Tributário pela Academia Brasileira de Direito Constitucional ABDConst (2008). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2006). Aperfeiçoou-se como despachante aduaneiro pela ABRACOMEX (2010). Ex-Procurador do Município de Matinhos. Membro da Membro do Conselho Acadêmico de Tributação da Associação Comercial do Paraná. Membro da Associação Paranaense de Direito e Economia ADEPAR. Membro da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da OAB/PR. Instrutor em Cursos de Direito Tributário. Sócio do Escritório Zanellato Advocacia & Consultoria. Presidente do Instituto de Pesquisa Tributária e Aduaneira.


Rainner Roweder - Teoria Geral do Dir. Not. e Reg., Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas

Oficial de Registro de Títulos e Documentos e de Registro Civil das Pessoas Jurídicas. Mestrando em Direito pela UFMG. Professor "Pro tempore" do Departamento de Direito Civil, Comercial e Processual Civil da Faculdade de Direito da UFMG. Especialista em Direito Administrativo, Empresarial, Civil e Processual Civil. Autor de diversos artigos científicos e livro. Ganhador do Prêmio Barão do Rio Branco (Destaque acadêmico do curso de Direito da UFMG).

Regina Pedroso Caminha – Código de Normas SP

Especialista em Direito Civil pela Universidade Mackenzie e Direito Imobiliário Registral e Mercantil Iberoamericano pela Universidade Autonoma de Madrid e Colégio de Registradores da Espanha (CADRI). Atuou como oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas em Monte Sião–MG por aprovação em Concurso Público. Monitora e professora do Instituto de Direito Notarial e Registral (IDNR).

Renata Tavares Nogueira Silva – Registro de Imóveis

Oficial substituta no Serviço Registral de Imóveis de Lavras/MG. Graduada em Direito pela Fundação Educacional de Lavras, MG-UNILAVRAS; especialista em Direito Notarial e Registral pela Universidade Anhanguera-UNIDERP.

Roberto Portugal Bacellar - Teoria de banca e prova oral

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988), mestrado em Direito Econômico Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001), especialização em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Paranaense - UNIPAR (1997) e especialização em MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Paraná (2004). Ingressou na carreira de Juiz de Direito em 1989. Atualmente é desembargador do Tribunal Justiça do Estado do Paraná.

Roberto Wagner Marquesi – Direito Civil – Sucessões

Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP). Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito Civil da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e professor convidado do curso de mestrado em Direito Mineiro da Universidade Atacama, no Chile. Advogado no Paraná.

Rodrigo de Moraes Pinheiro Chaves – Direito Tributario

Possui graduação Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2005), Especialização em Direito Tributário pelo IBET (2007) e mestrado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2010). Atualmente é professor da Faculdade Metropolitana da Grande Recife, professor do Curso de Especialização em Direito Tributário do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), em Recife, e advogado.

Sabrina Kompatscher – Direito Civil – Contratos

Advogada sócia fundadora no escritório Kompatscher Advogados e membro da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/PR. Professora de Direito na Universidade do Constestado, Professora de Direito Civil no Concurso de Cartório e de Direito Civil na Pós-graduação ITECNE. Graduada em Direito pelas Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil. Faz parte do Núcleo de Pesquisa em Direito Civil e Constituição das Faculdades Integradas do Brasil. Pós-graduada e especialista em Processo Civil pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Cursou Formación Especializada - Fundamentos Críticos: Los Derechos Humanos como procesos de Lucha por la Dignidad - Universidad Pablo de Olavide (Sevilla – España) 2012/2013. Mestranda no Programa de Mestrado em Direito das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil), na área de concentração “Direitos Fundamentais e Democracia”. Desenvolve projeto de pesquisa sobre direitos fundamentais e novos direitos.

Tania Rosangela Jaeger Mezzari – RCPN, RTD, RCPJ e Tabelionato de Protesto

Tabeliã de Protesto e Registradora Substituta do Tabelionato de Protesto, Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro e Títulos e Documentos e Registro de Civil de Pessoas Jurídicas de Montenegro – RS. Professora das disciplinas de Registros Públicos dos Cursos de Especialização e Preparatórios das Carreiras Jurídicas do IDC – Porto Alegre – RS, e dos Cursos Preparatórios para Concurso de Cartorio – PR.

 

Valdecy José Gusmão da Silva Junior – Registro de Imóveis

Graduado em Engenharia Eletrônica e em Direito, especialista em Direito Público e em Direito Registral e Notarial. Foi aprovado nos concursos da ETFPE (IFPE), Celpe, CHESF, Procuradoria Federal, Juiz, Promotoria de Pernambuco e Serventias Extrajudiciais de Pernambuco, tendo exercido, dentre outros, os cargos de procurador Federal e juiz de Direito. Atualmente, exerce a delegação do 3º Ofício de Registro de Imóveis do Recife.

Voltar