Notícias

Tribunal de Justiça remarca julgamento do concurso dos cartórios para esta segunda-feira

Essa é a quarta vez que entra em pauta para julgamento só este ano. Mas sempre encontram um pretexto para não julgar.

O concurso teve início em 2013 e ainda não foi concluído. O Piauí é o único estado no país que ainda não finalizou um concurso de cartório. Desde 1988 a Constituição Federal determina a realização de concurso para cartório (art. 236), e passados 30 anos dessa determinação da Constituição, até hoje o Tribunal de Justiça do Piauí ainda não finalizou o seu primeiro concurso para cartório. A referida sessão já foi suspensa por quatro vezes, e a sociedade espera que desta vez seja julgada, e que o concurso tenha sua conclusão.

Essa é a quarta vez que entra em pauta para julgamento só este ano. Mas sempre encontram um pretexto para não julgar.

Foto: Tribunal de Justiça do Piauí(Reprodução internet)
Foto: Tribunal de Justiça do Piauí(Reprodução internet)

Os candidatos aprovados no concurso de Notários do Piauí e a Associação dos Produtores de Soja do Estado do Piauí a sociedade piauiense estão nessa empreitada, já que todos têm sofrido os reflexos da péssima prestação de serviços nos cartórios extrajudiciais do Estado.

Produtores Rurais, empresários, advogados e a população no geral vem sofrendo com a precariedade dos serviços.

Em razão disso, uma comissão de candidatos estará no tribunal nesta segunda-feira com faixas protestando pela finalização do concurso.

Na sessão dessa segunda-feira, caso o Tribunal de Justiça do Piauí decida pela continuidade do certame, a divulgação da lista de classificação final dos aprovados deverá ocorrer logo em seguida. Isso porque as notas de todas as etapas já estão publicadas, não havendo mais nenhuma prova a ser prestada pelos candidatos, bastando a publicação da referida lista e sua homologação.

O 1º Concurso Público para Outorga de Delegação de Serviços Notariais e Registrais do Estado do Piauí foi iniciado em 2013, teve 1.756 inscritos que disputaram 292 unidades extrajudicias do tribunal.

Fonte: https://www.portalaz.com.br/noticia/geral/416382/tribunal-de-justica-remarca-julgamento-do-concurso-dos-cartorios-para-esta-seg